Designação de Responsável de Cumprimento Normativo

25 de setembro de 2024

Publicação: Orientação n.º 1/2024 | MENAC - Mecanismo Nacional Anticorrupção 

Emissor: MENAC - Mecanismo Nacional Anticorrupção

Data de Publicação: 2024-09-24

Sumário

Nos termos da alínea d) do n.º 3 do art. 2º do Decreto Lei n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, constitui atribuição do MENAC emitir orientações e diretivas a que devem obedecer a adoção e implementação dos programas de cumprimento normativo (PCN) pelas entidades abrangidas pelo RGPC.

O art. 5º do Regulamento (de ora em diante designado RGPC), anexo ao DL n.º 109-E/2021, de 9 de dezembro, determina que deve ser designado como Responsável do Cumprimento Normativo (RCN) um elemento da direção superior ou equiparado, o qual irá garantir e controlar a aplicação do PCN, devendo o mesmo exercer as suas funções de modo independente, permanente e com autonomia decisória.

TEXTO


Tendo sido suscitadas várias questões em torno deste tema da designação do RCN e porque se entende relevante uma uniformização do entendimento aplicável, até pela relevância central da figura do RCN no âmbito da gestão da implementação e execução de todo o PCN pelas entidades abrangidas, entende-se por relevante emitir a presente orientação sobre este tema em concreto. Nos termos da Lei n.º 12/2004, de 15 de janeiro, que aprova o estatuto do pessoal dirigente dos serviços e organismos da administração pública, são cargos dirigentes os cargos de direção, gestão, coordenação e controlo dos serviços e organismos públicos.


Para consulta integral do documento, no site do seu emissor, por favor copie o link em baixo para a janela do seu navegador ou encontra um link direto no nome da publicação.


https://mec-anticorrupcao.pt/




se gostou, partilhe este artigo

Helpdesk Público e a Contratação Pública

5 de fevereiro de 2026
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), em parceria com a Transparência Internacional Portugal (TI Portugal), lança o décimo terceiro Boletim Mensal das Boas Práticas Anticorrupção.
2 de fevereiro de 2026
Declara a situação de calamidade na sequência dos danos causados pela tempestade ­Kristin.
22 de janeiro de 2026
O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P., lança um manual de apoio à comunicação de Consultas Preliminares, através do Portal BASE - BackOffice.
15 de janeiro de 2026
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), em parceria com a Transparência Internacional Portugal (TI Portugal), lança o décimo segundo Boletim Mensal das Boas Práticas Anticorrupção.
Diário da República
7 de janeiro de 2026
Completa a transposição da Diretiva 2005/36/CE , relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais.
5 de dezembro de 2025
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), em parceria com a Transparência Internacional Portugal (TI Portugal), lança o décimo primeiro Boletim Mensal das Boas Práticas Anticorrupção.
MENAC e Transparência Internacional
6 de novembro de 2025
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), em parceria com a Transparência Internacional Portugal (TI Portugal), lança o décimo Boletim Mensal das Boas Práticas Anticorrupção.
Diário da República
23 de outubro de 2025
Flexibiliza regras de contratação pública, alterando a Lei n.º 30/202 1 , de 21 de maio, e o Código dos Contratos Públicos.
MENAC e TI
1 de outubro de 2025
O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC), em parceria com a Transparência Internacional Portugal (TI Portugal), lança o nono Boletim Mensal das Boas Práticas Anticorrupção.
Diário da República
18 de agosto de 2025
Regulamento que estabelece as regras de transmissão de dados referentes aos ajustes diretos simplificados, de forma agregada, por entidade até ao final do ano civil a que digam respeito, nos termos do n.º 2 do artigo 5.º da Portaria n.º 318-B/2023 , de 25 de outubro. Sumário
mais artigos